segunda-feira, 6 de julho de 2009

ROTAVÍRUS E PRIONS

Rotavírus

Rotavírus é um tipo de vírus da família Reoviridae, do gênero Rotavírus. São classificados sorologicamente em grupos, subgrupos e sorotipos. Até o momento, sete grupos foram identificados: A, B, C, D, E, F e G, sendo que os grupos A, B e C estão associados à doença no homem.
O Rotavírus vêm sendo considerado em todo mundo o principal responsável por diarréia em crianças menores de 5 anos e tem sido a principal causa de surtos de diarréia em hospitais, berçários, creches e pré-escolas.

Crianças prematuras ou com deficiência imunológica estão sujeitas à manifestação da doença com maior gravidade, podendo levar até a morte. Adultos também podem ser infectados, mas a doença tende a ser mais moderada, porém causando grande mal-estar.

A criança ou adulto pode ser contaminado mais de uma vez devido à existência de mais de um sorotipo de rotavírus.

A utilização de vacina eficaz permanece como a medida profilática de maior impacto contra a diarréia por rotavírus. Em 1998, uma vacina oral, tetravalente contra os sorotipos G1, G2, G3 e G4, foi liberada para uso nos EUA. Recentemente seu uso foi suspenso até que melhor avaliação acerca de sua segurança seja feita. Sua utilização no programa de imunização no Brasil, além das questões relativas à segurança do imunobiológico, ainda depende de estudos que avaliem melhor a epidemiologia do rotavírus entre nós, bem como aspectos relativos à relação custo benefício de sua introdução em larga escala .Outras medidas sanitárias e educativas - as práticas higiênicas tradicionais e universais como lavagem de mãos, controle da água e dos alimentos, destino adequado dos dejetos e do esgoto, tão importantes na profilaxia da gastroenterite por outros patógenos, parecem não ter grande impacto na incidência da infecção pelo rotavírus.

Prions

Os príons (ou priões), agentes sub-virais, não possuem ácido nucleico. São proteínas alteradas que têm a capacidade de converter proteínas semelhantes mas não alteradas à sua configuração insolúvel, precipitando em cristais que causam danos às células. São conhecidas treze espécies de príons, das quais três atacam fungos e dez afetam mamíferos; dentre estes, sete têm por alvo nossa espécie.A palavra "príon" vem do inglês prion, que significa Proteinaceous Infectious Only Particle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário