terça-feira, 28 de julho de 2009

INFLUENZA A (H1N1):

“É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.”
(http://portal.saude.gov.br)

Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A(H1N1), é um subtipo de Influenza virus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase. Este subtipo deu origem, pormutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.”
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Influenza_A_subtipo_H1N1)

Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa,
dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.

Diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1):
“Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos
e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou
vá a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova
gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.” (http://portal.saude.gov.br)

Como se prevenir da doença:
“Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.” (http://portal.saude.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário